Melhores ofertas de carros e imóveis em um só lugar

Sobre o ClassificadosComo anunciar

Notícia /

Pintar o carro é passado: a moda é envelopar

Fonte:  O POVO Online/Noticias/Carros

(14) Envie seu comentário

A prática de alterar a cor original do carro com pintura tem caído em gradativo desuso. Além de ser mais barato e um processo mais rápido, a adesivagem disfarça defeitos na pintura e protege o carro contra pequenos arranhões

15.09.2011| 11:41

 (Iana Soares) (Iana Soares)

As ruas de Fortaleza ganharam uma cor a mais nos últimos meses: o preto fosco. Pouco a pouco, os carros com esse novo estilo têm despertado a atenção de quem já tinha os olhos acostumados à tradicional cor brilhosa dos automóveis. Engana-se quem pensa que as cores foscas estão disponíveis em concessionárias, no ato da compra do zero km.

A moda é fruto de uma prática de customização, realizada em oficinas e empresas de comunicação visual e recebe o nome de adesivagem, plotagem ou envelopagem. A prática vem substituindo a pintura de carros em até 70%, estima Petrus Petri, gerente de concessionária.

Por um lado, “isso é modismo”, opina outro gerente de concessionária. Mas pode já ter conquistado o público. “Deixamos de pintar porque passou a moda, né? Hoje adesivar carros é mais jogo”, comenta a funcionária de uma oficina. “As cores mais procuradas são o preto fosco e o branco fosco que correspondem a 40% das vendas cada. Os 20% restantes são por conta do verde fosco”, afirma Wagner Nobre, diretor da empresa de comunicação visual Trevo Color.

Vantagens e cuidados
Mais rápida e mais barata do que a pintura, a aplicação dos adesivos modifica a cor original do carro sem alterá-la, funcionando como uma capa protetora. “No carro sedan, por exemplo, a pintura custa em torno de R$2 mil. Mas para envelopar você gasta R$650”, explica Wagner.

Além de dinheiro, quem opta pela adesivagem economiza tempo. É o que afirma Petrus Petri. “O processo de envelopar um carro varia de três a quatro dias, mas pintar pode levar até vinte”. Outra vantagem do adesivo é a proteção contra sol, chuva e pequenos arranhões. “Não deixa de ser uma película protetora, mas com uma batida vai amassar”, alerta Tiago Bezerra, dono da All Signs.

A prática conta com a dificuldade, no entanto, de aplicação nas quinas e curvas do veículo. “Se a envelopagem for mal feita, a pressão do adesivo acaba fazendo com que ele se solte com o tempo”, explica Wagner. A garantia do adesivo varia de um até cinco anos, a critério da empresa que aplica, da durabilidade e da qualidade do adesivo.

O cuidado a ser tomado é em relação ao produto com o qual se envelopa. “Recomendamos usar um adesivo de qualidade, que não deforme a pintura do carro”, indica Vicente de Paula, presidente do Sindicato dos Taxistas do Ceará. Alem disso, de acordo com Tiago Bezerra, é preciso estar atento porque “hoje existem muitos adesivos ‘chineses’. Ele pode até ter qualidade, mas não vai ter alta durabilidade”.

Onde adesivar

All Signs
R. Valdetário Mota, 862
Tel: 3433.6120

Trevo Color
Av.Visc.do Rio Branco, 1870
Tel: 3253.1234

Perfect signs
Rua Padre Pedro de Alencar, nº 51
Tel: 3276.3537
Juliana Diógenes

Tags | pintar | carro | moda | envelopar |

Espaço dos leitores

paulo h. fernandes 31/07/2012 19:47

boa noite !!! eu quero saber qto fica para envelopar de preto fosco o capo o teto e a tampa trazeira do kadett sem mais agradeço dez de ja paulo

Este comentário é inapropriado? Denuncie

léo 27/02/2012 22:01

Ok!

Este comentário é inapropriado? Denuncie

Jamerson 24/02/2012 09:23

Também podem envelopar na Colorgraf Digital situada próximo ao Makro na Br116

Este comentário é inapropriado? Denuncie

Lima JR 15/02/2012 14:06

Isso só é moda! vai passar!. teve um amigo meu que passaram uma chave só na maldade mesmo, rasgou o adesivo e fico feio, pra mim isso é moda. Uma invenção pra tirar nosso dinheiro!

Este comentário é inapropriado? Denuncie

Francisco Chagas da Silva Filho 29/01/2012 17:47

Desejo envelopar um carro usado, mas com boa conservação (santana 99). Gostaria que o adesivo fosse prata. Gostaria de saber se é possível nesse carro e quanto custa.

Este comentário é inapropriado? Denuncie

norma maranhão 02/01/2012 08:18

Gostaria de saber o custo do envelopamento. Obrigada, Norma

Este comentário é inapropriado? Denuncie

Fabricio Mdeiros 02/12/2011 16:32

Acredito que para alterar a cor original do veículo o mesmo deva ser submetido a uma vistoria técnica e será incuído uma observação no documento do veículo. Fora as taxas que deverão ser pagas ao DETRAN.

Este comentário é inapropriado? Denuncie

francisco 25/11/2011 09:13

não há possibilidade de prejudicar a pintura do carro na envelopagem, se não passa oxigênio?

Este comentário é inapropriado? Denuncie

francisco rogerio 25/11/2011 09:09

não há possibilidade de prejudicar a pintura do carro na envelopagem, se não passa oxigênio.

Este comentário é inapropriado? Denuncie

Nsuka Emeawa 07/11/2011 08:07

I saw your information from a web search. I am searching for a real estate consultant or a private person who can help me buy property in your country or Invest my money in a viable project. My name is Mr. Nsuka Emeawa, I am a government worker/civil servant here in Togo, West Africa. I have put so many years of active service as a Director in the government ministry. I am planning to retire as a government worker and go into private business. Because unstable political problem in my country, I am planing to retire from work and come to stay with my family in your country for the rest of my life. Right now, I have been granted a loan approval cash amount of about USD6.5 million (Six Million Five Hundred Thousand United State dollars) from a private security finance house in Malaysia. Since i am planning to retire from work by next year, I want to invest all the money into any viable real Estate, Hotel,Business or property or any project that can yield profits. Yes, Iam very interested to purchase land and multi*purpose buildings/properties or Hotel in your country. Could you please give me full details of existing real Estate or property or project that you have for immediate sale including price etc for studies. In the event you are not in position to offer me information about real estate properties in your country, please help me to hand over this email to the appropriate real estate agent or any of your trusted friend who may be in better position to assist me invest my funds into a real estate properties in your country. In addition, apart from real estate i am willing to partner with you to invest part of the money into any profitable business venture you may recommend. Yes, I can arrange to transfer the Cash loan Money USD6.5 Million ( Six Million Five Hundred Thousand United State dollars) to start up a joint business venture with you in your country. If you are interested to help me invest my money in your country, please email me your full nam

Este comentário é inapropriado? Denuncie

TAUMATURGO 17/10/2011 20:04

presta não, arranha pintura original, fica mal acabado e dura muito pouco!!

Este comentário é inapropriado? Denuncie

Benghson Dantas 17/10/2011 11:46

Só aqui no Brasil que as coisas funcionam ao contrário. No exterior, adesivagem é para quem não tem dinheiro de fazer uma pintura no carro. E pintura lá é caro.

Este comentário é inapropriado? Denuncie

assis 12/10/2011 19:31

Quero comprar um Gol G4 preto está dificil, só encontro Branco, quanto gasto para mudar de cor. Assis 8756-8558

Este comentário é inapropriado? Denuncie

josafa comes pereira 10/10/2011 18:30

gostaria de saber,se mudando de cor precisa alterar o duty?